segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A minha curiosidade

Antes de nascer, me lembro que eu não tinha nenhuma curiosidade pela vida. Tinha medo do que era novo...

Mas quando me nasceram e eu abri os olhos e vi um cara de sobrancelhas pretas com duas rodelas de vidro suspensas por um arame na frente dos olhos, com um chapéu branco engraçado, a boca amordaçada por uma máscara branca e usando luvas de plástico a me segurar e pedindo uma espécie de tesoura a uma gordinha ao seu lado, eu descobri o quanto o meu eu lírico é curioso.

No início não entendia nada do que via. Já hoje tudo é bem diferente. Tem algumas coisinhas que eu entendo, por exemplo:

Quando eu era pequeno, ficava me perguntando para quê servia o tempo. As pessoas não conseguiam me dar uma explicação. Às vezes as coisas são mais simples do que parecem. Hoje eu entendo que o tempo só serve mesmo para deixar as pessoas mais apressadas e para impedir que as coisas fiquem infinitas.


Bem, voltando ao assunto, ninguém nasce curioso. A gente só fica curioso à medida que vai conhecendo o mundo à nossa volta. Quanto mais se sabe, mais se quer saber.

Mas existem tipos diferentes de curiosidades. Há pessoas que se interessam por saber a história das coisas/pessoas, “Oque faz ela ser aquilo que é?”, “Quais os meios que a levaram até ali?”. É a curiosidade pelos meios.

Há pessoas que se interessam pela origem. “Como surgiu o Universo?”, “De onde vem a chuva?”, “Como foi que essa espinha veio parar na ponta do meu nariz?”. É a curiosidade da origem.

Há também os ambientalistas e os acompanhadores de novela, que querem saber como tudo vai terminar. É a curiosidade pelo fim.

Mas também existem outros tipos bem comuns: curiosidade pelo funcionamento (“Que mecanismos..?”, “De que forma...?”, “Como?”), curiosidade dos motivos (“Por quê?”), curiosidade das finalidades (“Pra quê?”), etc...


Por falar em curiosidade, o que te levou a ler esse texto? Como você aguentou lê-lo até o final? Por acaso, lhe foi útil de alguma forma? Hein!?

2 comentários:

  1. Olá Lamarck! Estou visitando parabéns pelo excelente e belo trabalho, seu blog é muito original, gostei. Nos encontraremos sempre por aqui, aguardo sua visita. Sucesso e muito brilho.
    Valdmier Reis

    ResponderExcluir
  2. Serviu para eu ter certeza de que não sou a única a querer sempre saber sobre certos "porquês"! Agora to curiosa pra saber quando será escrito e sobre o que versará seu novo texto!;D Escreve, logo!;D

    ResponderExcluir